Dia Mundial de Conscientização do Albinismo – 13 de Junho

Hoje, 13 de Junho,  é o Dia Mundial de Conscientização do Albinismo. Uma pessoa com albinismo não produz melanina — o pigmento dá cor à pele, aos cabelos, pelos, olhos. Apenas uma em cada 20 mil pessoas no planeta possui a condição genética (que não é doença) e acaba se destacando na multidão.  De acordo com a ONU, cerca de 18 mil pessoas no mundo têm albinismo.

E nós estamos muito felizes em ter o Rodolfo, uma dessas 18 mil pessoas, integrando nossa equipe. Um profissional competente, dedicado e responsável. Nem mesmo sua visão prejudicada, decorrência do albinismo, atrapalha suas atividades aqui no trabalho. A gente tem orgulho em tê-lo aqui, vê-lo ganhando espaço nas tarefas, aumentando suas diárias de trabalho e treinamento.

Rodolfo tem 43 anos e nunca teve uma oportunidade no mercado de trabalho antes. Aqui é sua primeira experiência profissional.

Muito tem se falado da inclusão das pessoas com Síndrome de Down na sociedade e no mercado de trabalho. Mas e as outras deficiências?

“Ser inclusivo” empregando somente pessoas com Down, porque eles “são anjos”, todo mundo acha bonitinho e quer fotografar ao lado deles, dizendo: “estou fazendo minha parte, tem um Down fofo aqui comigo na foto” não é o que precisamos.

O caminho para a inclusão de verdade é muito mais longo e árduo, não é feito só de flashes e curtidas. E nós temos plena consciência que aqui, no Bellatucci, ainda precisamos batalhar e percorrer uma longa estrada na luta da inclusão real.

Estamos no começo, fazendo aos poucos, e somos gratos demais as pessoas sérias e comprometidas com essa causa que têm nos aconselhado e apontado os caminhos para chegarmos, de fato, a ser um exemplo de empresa (seja ela cafeteria, ou não. Seja ela a primeira, segunda, terceira ou milésima) inclusiva.

Vamos juntos! Desistir jamais. Ah, a propósito, hoje o Rodolfo está na escala de trabalho, venha tomar um cafezinho com ele. O dia de hoje é muito importante para ele (e agora para todos nós)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *